A ABNT publicou uma nova norma que define requisitos básicos para Chuveiros e Lava-olhos de Emergência, e de acordo com essa norma, cerca de 75% dos equipamentos instalados nas indústrias do Brasil não estão em conformidade com os requisitos básicos de funcionamento.

Seja pela falta de conhecimento ou pela má qualidade dos equipamentos, fato é que boa parte das empresas do país estão colocando seus colaboradores em condições de risco, e por isso, a Haws Avlis quer lhe ajudar a entender e seguir a norma ABNT NBR 16.291:2014 que trata exclusivamente de Chuveiros e Lava-olhos de Emergência.

Principais pontos da norma para serem seguidos:

A

O equipamento deverá funcionar SIMULTANEAMENTE (chuveiro e Lava-olhos).

Fique de olho! Praticamente todos os produtos comercializados no Brasil são reprovados nesse quesito.

B

O Chuveiro e
Lava-olhos de
Emergência deve
estar acessível a no
máximo 10 segundos
de distância do “risco”
de acidente.

C

Não pode existir nada que obstrua a chegada do colaborador ao equipamento, como escadas, portas, barreiras, degraus, etc.

Lembre-se que o colaborador estará acidentado; muitas vezes, sem enxergar ou com a visão bastante prejudicada.

D

Os esguichos Lava-olhos devem ser protegidos por uma tampa de proteção, que abra automaticamente com o acionamento do equipamento.

Na prática, vemos muitos concorrentes com tampas de proteção em plástico (tipo tampa de pia de banheiro, ou com correntinhas “tipo de cortina de escritório”.

E

A válvula de acionamento do equipamento deve abrir em 1 segundo (ou menos)

No mercado, alguns equipamentos possuem válvulas que não atendem a essa obrigatoriedade.

F

Todos os equipamentos deverão ter placa de sinalização visível.

Alguns fabricantes oferecem a placa de sinalização como “opcional”, vendendo o item “a parte” (para baratear o produto), porém a placa é um item OBRIGATÓRIO.

G

O Lava-olhos requer vazão mínima de 1,5l/minuto; o chuveiro, 75,6l/minuto.

A água deve ser potável.

Além de problemas na instalação, é sabido que muitos equipamentos não possuem certificados de qualidade de institutos de regulamentação. Por isso, é muito importante que você exija do fabricante o certificado de conformidade dos produtos adquiridos.

Precisa de Ajuda?

Se você precisar de ajuda com suas instalações e conformidade de produtos, entre em contato com a equipe técnica da HAWS AVLIS e juntos podemos colocar seus equipamentos para funcionar de acordo com a ABNT NBR 16.291:2014, e garantir a segurança de sua equipe!

Entre em contato
conosco!

Ligue: +55 11 4813-9977

Av. Teotonio Vilela, nº 505
Itu - SP - CEP 13304-550

Nós ligamos para você.